Questões éticas


Toda pesquisa deve preocupar-se com a ética, afinal, é importante assegurar para a própria Ciência e para a sociedade em geral que todas as informações trabalhadas num estudo foram obtidas a partir de mecanismos legítimos, sem ferir nenhum preceito social, jurídico, cultural ou até mesmo moral.

Nesta pesquisa no AcessaSP, que envolve um conjunto de dados sobre os usuários que frequentam o programa, há duas perspectivas de obtenção de informações: a primeira, a partir da Pesquisa Online (PONLINE); e a segunda, a partir de entrevistas que serão realizadas com um grupo selecionado de usuários e com os coordenadores do Programa.

Em ambas as estratégias, o relacionamento com os usuários que prestam informações às pesquisas há uma apresentação prévia dos objetivos do estudo, bem como sua contextualização. Além desses contextos junto à própria coleta de dados, neste blog também são compartilhas os resultados dos estudos com os usuários do AcessaSP e com aqueles que participaram das entrevistas, de forma que possam ter acesso às informações, comentar os dados apresentados, sugerir encaminhamentos, entre outras ações que fazem com que a pesquisa tenha um viés participativo e que garanta os preceitos éticos no envolvimento com aqueles mesmos que fazem parte do estudo.



PONLINE - Trata-se de um questionário com perguntas fechadas e abertas, aplicado anualmente em todos os postos de inclusão digital do Estado de São Paulo com os objetivos de:
  • Conhecer os usuários frequentadores, suas necessidades e expectativas, hábitos e atitudes em relação ao Programa e a internet;
  • Ser uma ferramenta de gestão utilizada pelo Acessa SP para acompanhar, melhorar e inovar;
  • Produzir informação sistematizada e conhecimento a respeito de inclusão digital e seus atores sociais;
  • Promover a democratização desse conhecimento, contribuindo para o uso cidadão da internet e das novas tecnologias.


Os usuários do AcessaSP são convidados a responder o questionário no próprio posto do Programa, onde há monitores instruídos sobre a aplicação da pesquisa. Nem todos os usuários participam, já que há uma técnica que permite, por amostragem, convidar aleatoriamente um a cada dez frequentadores que está no Posto no período de aplicação.

Nenhum usuário é obrigado a responder o questionário, não há identificação pessoal do frequentador, de forma que a pesquisa preserva a identidade e privacidade das respostas apresentadas pelos participantes. Após a conclusão da pesquisa, o resultado da pesquisa, trabalhado em formato de tabelas e gráficos, fica disponível no site do AcessaSP.

Entrevistas – Nesta pesquisa sobre interatividade e literacias no AcessaSP as entrevistas são utilizadas com uma forma de obter informações complementares e qualitativas para compreensão do comportamento dos usuários no Programa, suas expectativas, bem como suas impressões acerca dos temas trabalhados no estudo.

Diferente da PONLINE, onde não há identificação do usuário que responde o questionário, na entrevista há sua identificação, bem como a apresentação de um pequeno perfil formado a partir das informações apresentadas pelo usuário. Neste caso, as questões éticas preveem a prévia autorização do respondente e o seu consentimento de que as informações por ele prestadas na entrevista serão utilizadas na pesquisa, bem como expostas neste blog.

O participante das entrevistas recebem esta informação sobre a exposição dos dados antes de conceder seu depoimento, de forma que têm ciência de todos os procedimentos.

A entrevista, realizada por meio de software computacional, é gravada em áudio e vídeo e, posteriormente, transcrita para o formato de texto, de forma a preservar tudo o que foi dito pelo usuário na íntegra, sem interferências que alterem o sentido do que foi por ele declarado.

Os participantes da entrevista foram selecionados a partir de um convite feito na última aplicação da PONLINE, na qual havia uma pergunta sobre o interesse do frequentador em participar de futuras pesquisas. O contato com os mesmos, diante de tal autorização, é feito por e-mail.

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