A pesquisa


Intitulada “Interatividade e literacias emergentes em projetos de inclusão digital: um estudo netnográfico no programa AcessaSP”, a pesquisa sobre competências e habilidades é conduzida por Rodrigo Botelho-Francisco no âmbito de curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduaçãoem Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa trata de um tema bastante importante na sociedade contemporânea: a inclusão digital. Estatísticas atuais demonstram como as TIC estão se disseminando entre a população. Um dado apresentado pela UniãoInternacional de Telecomunicações (UIT), por exemplo, afirma que em março de 2011 já havia dois bilhões de pessoas conectadas à Internet no planeta. No entanto, apesar de notarmos avanços nas estatísticas, ainda há uma parcela da população sem acesso às tecnologias e a um conjunto de facilidades e espaços de expressão proporcionados por elas. Essa afirmação contrasta-se com o potencial da Internet, que tornou-se um espaço essencial em termos de atuação política, econômica e social. Suas potencialidades têm favorecido um espaço livre de expressão e favorável ao acesso à informação.

Mesmo diante desse potencial, também é sabido que as pessoas têm diferentes perspectivas de acesso às TIC, o que não trata somente de uma questão de posse do computador e acesso à Internet. É preciso ter habilidades e competências para manipular softwares, encontrar informações, compreendê-las, produzir conhecimento e ter um olhar crítico sobre a Tecnologia. A isso, alguns pesquisadores convencionaram chamar de literacia digital, tema central desta pesquisa, que compreende a literacia como um vetor extremamente importante para a inclusão digital. Isso induz entender que os programas voltados para isso devam favorecer não somente o acesso ao computador e à Internet, mas também promover ações que estimulem o auto-aprendizado e auto-aprimoramento dos usuários em relação ao potencial das TIC.

Por fim, a pesquisa também pretende comparar o tema das literacias com indicadores de interatividade. Com isso, o objetivo é avançar numa perspectiva qualitativa sobre a inclusão digital, para além da simples mensuração e estatísticas de posse das TIC.

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