Intitulada “Interatividade e literacias emergentes em
projetos de inclusão digital: um estudo netnográfico no programa AcessaSP”, a
pesquisa sobre competências e habilidades é conduzida por Rodrigo Botelho-Francisco no âmbito de curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduaçãoem Ciências da Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da
Universidade de São Paulo (USP).
A pesquisa trata de um tema bastante importante na sociedade
contemporânea: a inclusão digital. Estatísticas atuais demonstram como as TIC
estão se disseminando entre a população. Um dado apresentado pela UniãoInternacional de Telecomunicações (UIT), por exemplo, afirma que em março de
2011 já havia dois bilhões de pessoas conectadas à Internet no planeta. No
entanto, apesar de notarmos avanços nas estatísticas, ainda há uma parcela da
população sem acesso às tecnologias e a um conjunto de facilidades e espaços de
expressão proporcionados por elas. Essa afirmação contrasta-se com o potencial
da Internet, que tornou-se um espaço essencial em termos de atuação política,
econômica e social. Suas potencialidades têm favorecido um espaço livre de
expressão e favorável ao acesso à informação.
Mesmo diante desse potencial, também é sabido que as pessoas
têm diferentes perspectivas de acesso às TIC, o que não trata somente de uma
questão de posse do computador e acesso à Internet. É preciso ter habilidades e
competências para manipular softwares, encontrar informações, compreendê-las,
produzir conhecimento e ter um olhar crítico sobre a Tecnologia. A isso, alguns
pesquisadores convencionaram chamar de literacia digital, tema central desta
pesquisa, que compreende a literacia como um vetor extremamente importante para
a inclusão digital. Isso induz entender que os programas voltados para isso
devam favorecer não somente o acesso ao computador e à Internet, mas também
promover ações que estimulem o auto-aprendizado e auto-aprimoramento dos
usuários em relação ao potencial das TIC.
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