quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A definição dos locais e número de entrevistados

Como já foi mencionado neste blog, as entrevistas com os frequentadores do AcessaSP foram realizadas em dois lugares específicos (Parque da Juventude e Biblioteca Municipal de São Carlos) e correspondem a uma perspectiva qualitativa da pesquisa.

Parque da Juventude, onde está situado um dos postos 
do AcessaSP onde foram conduzidas as entrevistas.

Por conta desta abordagem, os locais e o número de entrevistados (20), por sua vez, foram definidos de acordo com uma "amostra de conveniência", termo da estatística que quer dizer que o pesquisador fez uso de dados que estavam a seu alcance, não optando por uma amostragem probabilística, na qual todos as pessoas do grupo estudado têm a mesma chance de participar.

Essa decisão também foi tomada porque numa fase anterior do estudo foram considerados os dados da PONLINE, uma pesquisa quantitativa junto aos frequentadores do AcessaSP que possui uma amostragem aleatória simples, o que permite que frequentadores de todos os postos do Programa tenham a chance de opinar em relação ao que é apresentado num questionário com perguntas objetivas.

Além disso, a atual pesquisa tem uma perspectiva netnográfica que pretende descrever de uma forma mais intensa a relação dos frequentados com o AcessaSP. Assim, as entrevistas permitem captar subjetividades e impressões mais ricas sobre a experiência destas pessoas com o Programa e com a Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário