sábado, 28 de dezembro de 2013

Análise do Conteúdo

O ano está acabando, mas o trabalho continua. Foi concluída hoje a categorização do conteúdo das entrevistas. Isso significa que, depois de ler todo o material coletado, as informações foram classificadas em categorias. Isso facilitará o trabalho na Análise de Conteúdo, método que está sendo adotado para descrever o resultado das entrevistas com os frequentadores do AcessaSP.

A Análise do Conteúdo é uma metodologia científica, comumente usada em áreas como a Psicologia e Comunicação, dentre outras da área das Ciências Sociais. Em todos os casos, ela é empregada quando há necessidade de interpretar mensagens contidas em textos, imagens, áudios e vídeos. Ou seja, a mensagem pode ser oral ou escrita, gestual, silenciosa, figurativa ou documental. No caso desta pesquisa, as mensagens verbais foram transcritas no formato texto para facilitar o processo de análise.

A pesquisadora Maria Laura P. B. Franco, num livro que explica o que é e como fazer a Análise do Conteúdo, usa algumas comparações interessantes para que compreendamos o que se faz num tipo de metodologia como essa. Ela compara o trabalho do pesquisador que utiliza esse tipo de recurso ao trabalho de um arqueólogo ou de um detetive. Da mesma forma que esses dois profissionais trabalham com vestígios, pistas e evidências, o trabalho aqui se trata de descrever o que está explicito e implícito nas falas dos frequentadores do AcessaSP.

Abaixo pode ser visualizado o trabalho de categorização utilizando o WebQDA, um software de apoio à análises qualitativas. O sistema foi criado na Universidade de Aveiro, em Portugal, mesma instituição onde ocorreu estágio doutoral em relação a esta pesquisa sobre o AcessaSP, de fevereiro a agosto de 2013.




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